2) Escolha um sistema operacional (Sugestão : Linux)
3) Familarize-se com
(a) um editor de textos (e.g. emacs , vi )
(b) um sistema de criação de gráficos em duas dimensões
(e.g. xmgr )
(c) uma linguagem de programação : (e.g. Fortran 77, F90
, C , note que não inclui programas
de manipulação algébrica: Mathematica, Maple,
Octave) . Fortran e C são as linguas oficiais.
Pascal tem poucas chances de ser popular. Você tem um problema
se não lembra como programar em Fortran ou C. Alguns alunos
fizeram um curso muito tempo atrás
em Pascal, recomenda-se fortemente que estudem Fortran ou C. Se você
usa outra linguagem, fale comigo
antes de fazer a lista 1.
4) O livro texto :
"A first course in Computational Physics", Paul L. DeVries
será seguido no curso. Algumas mudanças serão feitas
no que tange (i) às aplicações, pois a física
necessária está além do que foi visto nos primeiros
2 ou 3 semestres do curso e (ii) à escolha dos tópicos abordados,
nesse caso
algumas notas de aula estarão disponíveis no xerox e
nesta página ( http://www.fge.if.usp.br/~nestor)
Uma referência importante
para consultas é
"Numerical Recipes" W. H. Press et al.
Este também pode ser consultado na página http://www.nr.com
5) Listas ou Exercícios de programação
Haverá a necessidade de entregar 6 EP 's sobre os tópicos
:
5.1 - Zeros de funções
no dia 19 de março
5.2 - Interpolação e aproximação de funções
no dia 11 de abril
5.3 - Integração: quadraturas em espaços de baixas
dimensão no dia 2 de maio
5.4 - Probabilidade e modelagem e análise de dados
no dia 21 de maio
5.5 - Integração em espaços de alta dimensão:
Monte Carlo
no dia 6 de junho
5.6 - Equações diferenciais ordinárias
no dia 25 de junho
essas datas são o limite máximo para entrega dos respectivos
trabalhos. O trabalho será aceito na semana seguinte
valendo
uma fração da nota (50%) e posteriormente não
será aceito.
6) O quê é necessário apresentar no relatório?
O objetivo do relatório é convencer o leitor - no caso
eu ou o monitor - que os números apresentados
fazem sentido. Ou seja , somente os números obtidos não
significam nada por si só e precisam ser defendidos.
Os gráficos sozinhos também não significam nada.
É necessário apresentar uma discussão cuidadosa do
seus resultados.
Tentarei apresentar um roteiro para cada EP.